Programa Jovem Aprendiz Como funciona

Neste artigo, você vai obter informações do programa Jovem Aprendiz, um dos programas criados pelo governo Brasileiro, totalmente baseado na lei de aprendizagem do País. Além disso, um dos programas que mais trazem benefícios aos jovens brasileiros que se dedicam para ter um futuro melhor através dos seus estudos.

Uma das características principais do program jovem aprendiz, é que ele oferece cursos profissionalizantes de muita qualidade. Esse benefício é fruto de uma parceria entre as empresas e o governo Federal. No entanto, ele oferece todas as condições que um trabalhador comum necessita.

Portanto, se você tem um filho, um amigo, um parente, ou até mesmo é um jovem que deseja ingressar no mercado de trabalho. Leia atentamente as dicas que o site Bons Cursos preparou nesse breve texto. Nossa intenção aqui é facilitar sua vida através de informações realmente concretas do mercado de trabalho.

O QUE É O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 

O Jovem aprendiz tem a mesma função de um colaborador comum na empresa em que presta os seus serviços. Além disso, ele tem também os mesmos direitos que um trabalhador comum tem, como por exemplo:

  • Férias.
  • 13° salário.
  • FGTS – Fundo de garantia por tempo de serviço.
  • Seguro desemprego.

Ele também tem todos os direitos aos benefícios que a empresa disponibiliza aos seus funcionários, como poe exemplo:

  • Vale transporte.
  • Cesta básica ou Ticketi Alimentação.
  • Convênios.
  • E todos os demais benefícios que um funcionário possui em seu emprego.

No entanto, o jovem aprendiz tem uma carga horária de trabalho menor que a de um funcionário comum. Ou seja, ele trabalha cerca de 4 a 6 horas por dia. Sendo assim, ele precisa cumprir todas as exigências que a empresa lhe passar desde que esteja em sua carga horária de trabalho.

COMO FUNCIONA A CONTRATAÇÃO DE UM JOVEM APRENDIZ

A maioria das empresas oferecem vagas de trabalho durante o ano para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Porém, é necessário que os jovens trabalhadores cumpram com os requisitos que a empresa pede para dar a ele a oportunidade de se encaixar no mercado de trabalho:

  • Aprender e querer se qualificar na profissão;
  • Conhecer, saber conviver e respeitar pessoas que tem pensamentos e atitudes diferentes;
  • Se dedicar ao máximo no trabalho para entregar o melhor resultado;
  • Querer desenvolver o lado crítico e o lado criativo, sendo bom para o desenvolvimento próprio e consequentemente para a empresa;
  • Aprender a lidar com as críticas negativas.

REQUISITOS PARA SE TORNAR UM JOVEM APRENDIZ

Sendo assim, é necessário passar por algumas etapas até ser contratado por uma empresa como jovem aprendiz. Confira detalhadamente o que é preciso:

  1. Portanto o candidato deve ter a idade entre 14 e 24 anos.
  2. O candidato deve estar matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, terão preferencia quem estudar em escola pública;
  3. Terá preferência para os candidatos que tem uma baixa renda;
  4. Poder cumprir um horário de 4 à 6 horas por dia;
  5. Não ter registro de trabalho na carteira profissional.

Além disso, ele também precisa ter o conhecimento básico de Informática. No caso, se ele falar mais de um idioma, isso pode ser um diferencial em sua contratação por parte da empresa que procura um profissional com uma carreira de futuro pela frente.

PROCESSO PARA SE INSCREVER NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Ao cumprir a etapa de envio de currículos, o interessado em ser contratado como jovem aprendiz vai ser avaliado pelo setor de RH – Recursos humanos da empresa. Veja mais ou menos com funciona o período de avaliação:

  1. Participar de uma entrevista em grupo;
  2. Passar por uma entrevista individual;
  3. Se passar das entrevistas o candidato terá que entregar os documentos pedidos corretamente;
  4. Passar por um teste psicológico;
  5. Após aprovado no teste fará exames de saúde.

Os candidatos que concluir todas essas fases, irá passar pelo processo de aprendizagem que é um curso de capacitação que assim serão escolhidos os candidatos para trabalharem em seus setores.

Leia Mais Sobre Programa Minha Casa Minha Vida CAIXA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *