Programa Brasil Alfabetizado

Neste arrigo, você vai obter informações sobre o Programa Brasil Alfabetizado foi um programa que deu por seu desenvolvimento no ano de 2003 através do Governo Federal. Junto com o Ministério da Educação, MEC e em parceria mais do que especial com a UNESCO.

A grande missão do programa Brasil alfabetizado, criado pelo ministro Cristovam Buarque, é diminuir ao extremo as taxas de analfabetismos do Brasil. Dessa forma, esse programa terá como condicionar os alunos de todas as partes do país a terem uma educação estudantil de muita qualidade.

Esse programa tem como objetivo que as pessoas possam se alfabetizar e poder oferecer a escolaridade a essas pessoas que não conseguiram ter a oportunidade de frequentar e concluir o ensino fundamental e médio na idade adequada. Além disso o programa possui com os municípios e estados e todas as instituições de ensino superior pública e órgãos da sociedade.

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

O Programa Brasil Alfabetizado ou PBA como é conhecido também, tem seu alvo todos os cidadãos que possui de 15 anos de idade. Dai para a frente sendo jovem, adulto ou idoso e inscritas no site do Cadastro Único ou CadÚnico como também é chamado popularmente. Além disso, para os beneficiários do Programa Bolsa Família tem uma prioridade no programa.

Os coordenadores do programa que forem ficar responsável por cada turma tem o direito a receber um Bolsa Auxilio por ter disponibilizado se voluntariar. No entanto, o valor é R$600 reais e é pago a pessoa através da conta corrente que o Governo Federal e o Banco do Brasil gerada ao coordenador.

Os Estados Brasileiros possuem o Auxilio Financeiro próprio com uma ordem proporcional a quantidade de turmas que estão em atividades, coordenadores, alfabetizados cadastrados.  Portanto, esse orçamento serve para diversas áreas, inclusive despesas com materiais escolares, ou até mesmo o transporte.

 

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Para fazer parte desse programa, é necessário se dirigir pessoalmente a secretaria municipal de educação da sua região e se informar pessoalmente acerca dos detalhes do programa Brasil Alfabetizado. Depois disso, será preciso iniciar suas atividades escolares o mais rápido possível.

Ao fazer o acesso no site da secretaria de desenvolvimento social, o interessado em fazer parte do programa Brasil alfabetizado vai ter a sua disposição os seguintes serviços:

  • Orientações sobre o Programa Brasil Alfabetizado
  • Diretrizes e princípios do processo formativo do PBA
  • Procedimentos para adesão ao Brasil Alfabetizado 2011
  • Decreto nº 6.093/07 – Reorganização do Programa Brasil alfabetizado
  • Confintea VI – Marco da Ação de Belém

Uma outra forma de fazer parte do programa, é acessar o site oficial da secretaria de desenvolvimento clicando aqui. Dessa forma, será possível se informar detalhadamente sobre as condições que o programa vai exigir de cada participante.

Será necessário que os interessados se encaixem nesse programa. Um dos principais fatores do programa é trazer um conhecimento mais aprofundado aos alunos para que tenham condições de desfrutar de uma educação melhor.

 

TELEFONE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Para entrar em contato com o ministério da educação, basta ligar para o seguinte número:  0800-616161. Esse programa é tão bom que as secretarias de desenvolvimentos sociais dos municípios em todo o Brasil já fizeram a adesão do PBA – Programa Brasil Alfabetizado.

Dessa forma, a expectativa dos ministérios envolvidos nessa causa só vem aumentando com relação a um país com um crescimento na educação a altura que o Brasil merece. Sendo assim, todos os jovens envolvidos com estudos no Brasil podem participar  de belo programa.

Um fator importantíssimo nesse caso, é que só depende dos alunos e consequentemente das famílias envolvidas na educação para ter um resultado significativo com relação ao sucesso na forma de alcançar sucesso na educação e um Brasil melhor em um breve futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *