Isenção da Taxa do ENEM com o NIS

Isenção da Taxa do ENEM com o NIS. Um dos momentos mais especiais dos alunos que estudam na escola pública é a realização da prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Onde os estudantes do Brasil inteiro se preparam para tirar uma boa nota, e consequentemente obter o direito de 100% de descontos em uma bolsa na faculdade.

Muitas pessoas não tem condições de pagar as mensalidades da faculdade e dependem da bolsa que vai conseguir através da nota do ENEM e assim ter a oportunidade de ter uma formação e seguir carreira na área desejada. Justamente por isso existe a Isenção da Taxa do ENEM com o NIS

Dessa forma, os custos para a prova estão dentro do valor de inscrição. No entanto, nem todos os alunos tem condições de fazer o pagamento desse valor em dinheiro. Sendo assim, o MEC disponibiliza aos alunos a opção de solicitações de isenção nessa taxa. Dessa forma, a prova pode ser feita gratuitamente.

 

ISENÇÃO DA TAXA DO  ENEM COM O NIS

Milhares de pessoas tem o desejo de conseguir uma boa nota no ENEM. Através dela é possível se encaixar na faculdade logo após o término do 2°grau. 

Para solicitar é necessário ter um cadastro no Cadastro Único que é um programa social do governo. A isenção da taxa é solicitada através desse cadastro.

Para fazer cadastro no Cadastro Único acesse – MeuCadÚnico

O período para fazer a solicitação da isenção da taxa é realizado geralmente no mês de abril, e o prazo de inscrição para o ENEM é geralmente em maio. Então deve solicitar a isenção e depois fazer a sua inscrição para a prova, tem que fazer as duas etapas pois somente a primeira não vai estar inscrito para a prova.

O QUE É O NIS – NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL

Sendo assim, é possível fazer com todos os dados da pessoa de acordo com o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Nesse número consegue ver o perfil do candidato e todas as suas informações e dos benefícios dados pelo governo como por exemplo o Bolsa Família.

COMO FAZER A SOLICITAÇÃO DA ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM COM O NIS

Para solicitar é muito fácil. No momento da inscrição para a prova o estudante de o termo de isenção e informar o seu número do NIS, assim com esse número é verificado o perfil do estudante para ver se encaixa no perfil para a isenção, pois é necessário declararem que está em situação socioeconômica vulnerável.

Quem pode solicitar são somente os estudantes que teve o ensino médio em escola pública ou que recebeu uma bolsa integral em escola particular e ter uma renda mensal de até um salário de R$ 1.497. No momento da isenção escolha a modalidade de ensino ou seja, informar o tipo de escola que concluiu o ensino médio, vão ter 3 opções:

  • Ensino regular – Candidato concluiu o ensino médio de forma padrão com níveis e faixa etária normal.
  • Educação Especial – O candidato apresenta deficiências e teve dificuldades de aprendizado.
  • Educação de Jovens Adultos (EJA) – Candidato que não esteve na escola na idade certa.

Para solicitar basta Seguir os passos:

  • Entre no site clicando aqui – https://enem.inep.gov.br
  • Ao fazer o acesso no ENEM, clique em sistema de isenção.
  • Digite o seu CPF e a data de nascimento, faça o teste de não ser robô e clique em “Enviar”.
  • Antes de concordar e confirmar com as condições, leia atentamente a página.
  • Faça os preenchimento dos dados de maneira correta dos dados.
  • Preencha as informações sobre o Ensino Médio e clique em “Continuar”.
  • Informe detalhadamente o seu NIS “e clique em Não tenho Nis”
  • Clique em “Confirmo minhas informações” e em “Continuar”.
  • Faça a resposta de cada pergunta da área sócio economia que fizerem
  • Crie uma senha pessoal e secreta e depois disso, confira o serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *